O governo do presidente Lula (PT) oficializou neste quarta (14), a contratação da empresa Diamante Energia, proprietária do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda. Localizada em Santa Catarina, o valor do contrato está com valor 62% acima da média praticada em leilões de usinas a carvão. As informações, segundo o portal InfoMoney25, foram publicadas pela Folha de São Paulo.
O contrato garante à usina, receita anual de R$ 1,89 bilhão por 15 anos. Segundo a reportagem, a própria Diamante Energia foi a responsável por fornecer a maioria das informações usadas para definir a remuneração da usina. A empresa tem como sócio proprietário Pedro Grünauer Kassab, sobrinho do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Todos os detalhes do contrato ficaram a carga do Ministério de Minas e Energia (MME) ao lado da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada à pasta, com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Kassab tem como aliado político, Alexandres Silveira (PSD), ministro do MME.
Gilberto Kassab, declarou que desconhecia os detalhes da contratação apontados pela reportagem e que não atuou em momento algum para o desfecho, segundo a Folha.
Segundo o Jornal do Comércio, o Ministério Público (MP), junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta (15) pediu a corte de contas que avalie o contrato minunciosamente. Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral, baseando-se na reportagem da Folha de São Paulo, solicitou a abertura da representação.