O cantor de trap Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, se tornou réu, neste segunda (26). Após a Justiça de São Paulo receber denúncia emitida pelo Ministério Público. Segundo a Coluna de Bruna Lopes, da CNN Brasil, em 2024 na cidade de Igaratá (SP). O traper disparou uma espingarda na presença de diversas pessoas, durante show em um condomínio residencial. Assim, a Polícia Civil indiciou Oruam pelo crime de disparo de arma de fogo, após ele ter colocado em risco a integridade física de diversas pessoas. Crisme relacionado ao Sistema nacional de armas.
A Juíza que acolheu a denúncia entendeu que há indícios de autoria e prova na materialidade, o que justifica o prosseguimento da ação penal. Assim, partindo desse ponto, ficou determinada a citação de Oruam, que terá dez dias para apresentar resposta à acusação. Caso o réu não seja localizado, a Justiça poderá recorrer à citação por edital, o que poderá resultar em suspensão do processo e do prazo prescricional.
Após a apresentação de sua defesa inicial, a juíza intimará o Ministério Público a se manifestar antes da próxima decisão. A juíza, também, adotou uma série de providências administrativas. Ao mesmo tempo, a solicitação de antecedentes criminais, a cobrança de laudos periciais e o cadastro de eventuais armas apreendidas no sistema judicional.
Entenda o caso
Em fevereiro de 2025, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), realizou uma operação no âmbito de uma investigação contra Oruam. Por consequência, de um disparo de arma de fogo no interior de São Paulo, em dezembro de 2024. Logo, na ocasião, a Polícia Civil o indiciou pelo disparo, após ele “ter colocado em risco a integridade física de diversas pessoas”.
Leia também:
Mudança nos Ministérios: eleição 2026 motiva alteração
Assim, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços do artista. Na casa de Oruam, foi preso um foragido da Justiça pelo crime de organização criminosa, identificado como Yuri Pereira Gonçalves, de 25 anos.