A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autorizou 687 obras de Reforço de Pequeno Porte. Essas obras constam forma apontadas pelo Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) 2025. Planejado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), ao todo, R$ 1 bilhão em reforços no sistema de transmissão são autorizados pela ANEEL. Com prazo de conclusão de 4 anos, a decisão foi formalizada por meio do Despacho nº 200/2026.
Ao todo, 50 empresas transmissoras executarão as obras, que atuarão de forma distribuída em diferentes regiões do Brasil. Os investimentos reforçam o papel estratégico da infraestrutura de transmissão para o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Os responsáveis classificaram a maior parte das intervenções como de necessidade imediata, o que demonstra a importância dessas obras. O cronograma tem previsão de conclusão em 2029. A autorização desses reforços decorre de estudos técnicos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O órgão é responsável por identificar necessidades operativas e propor soluções para a rede de transmissão.
Com a decisão, a ANEEL aprovou 100% dos reforços previstos no POTEE 2025 (3ª emissão), evidenciando a convergência entre os estudos técnicos realizados pelo ONS e sua própria avaliação regulatória.