Candidato socialista, de 63 anos, venceu as eleições presidenciais em Portugal com mais de 66% dos votos válidos no segundo turno. O candidato derrotado, André Ventura, de 43 anos é do partido Chega, segunda maior força parlamentar no país.
No primeiro turno, José Seguro havia conseguido a primeira colocação com 31% dos votos. André Ventura recebeu 23%. Portugal passou por 40 anos sem segundo turno nas eleições, só vindo a acontecer neste ano. A posse do novo presidente português está agendada para o próximo dia 09 de março.
Leia também:
Tarcísio diz que negaria pedido de Bolsonaro para concorrer ao Planalto
Em Portugal, o sistema político de governo é semipresidencialismo. Na prática, há a figura do presidente, que exerce uma função mais cerimonial e menos política, mas que em momentos de crise no país tem poder fiscalizador, podendo inclusive, destituir o parlamento. O presidente também é o responsável máximo pelas Forças Armadas. Há também a figura do primeiro-ministro, esta sim, muito mais política. O primeiro-ministro é quem, na prática, governa o país no dia a dia. Ele quem envia projetos ao Poder Legislativo, dialogo com governos locais e monta a equipe ministerial.
José Seguro, tem longa trajetória política em Portugal, ocupou o cargo de líder do Partido Socialista até 2014, quando perdeu a liderança e se afastou da vida política. Em junho de 2025, anunciou que seu retorno e a disputa à presidência. Antes, tido sido líder da Juventude Socialista, entre 1990 e 1994. Licenciado em relações internacionais e mestre em ciência política, é empresário nas áreas de turismo e agricultura.