O Carnaval de Salvador ganha, em 2026, um novo capítulo nessa trajetória. Assim, historicamente, é um laboratório de inovações tecnológicas, do primeiro caminhão de som às soluções mais avançadas de telecomunicações.
O músico e produtor Carlinhos Brown apresenta seu novo trio elétrico, o Mr. Brown 2. Acompanhado de um segundo equipamento de apoio chamado Camarote Andante, desenvolvido ao longo de cinco meses com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade.
O projeto conta com o apoio da WEG, empresa brasileira referência global em soluções elétricas e energéticas. O projeto prevê a operação com geração solar e armazenamento de energia.
A estrutura funciona como uma plataforma híbrida que reúne trio elétrico, carro de apoio e camarote itinerante em um único equipamento móvel. Portanto, possui capacidade para até 150 pessoas, o sistema também abriga DJ e possui configuração flexível, adaptando-se à dinâmica de cada dia de desfile.
Os painéis solares captam a energia e a armazenam em baterias de lítio, que alimentam todo o sistema de som, iluminação e demais equipamentos eletrônicos do trio elétrico.
Leia também:
Como a Reforma Tributária pode interferir no frete em 2026
Assim, com essa configuração, o conjunto pode operar em modo totalmente elétrico por até quatro horas, eliminando a necessidade dos tradicionais geradores a diesel — conhecidos pelo alto consumo de combustível, ruído intenso e emissão de poluentes.
Além da matriz energética limpa, o trio foi projetado com materiais mais leves do que os modelos convencionais, o que reduz o consumo energético e o impacto ambiental ao longo do percurso.
A estreia do sistema ocorreu na quinta-feira (12), durante a abertura oficial do Carnaval no Circuito Barra-Ondina. O trio sustentável volta à avenida na Quarta-feira de Cinzas (18), no tradicional Arrastão. Logo, neste ano também assume um caráter simbólico de descarbonização da festa.
Fonte: Canal Solar